quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Glicerina vegetal para cabelos


O que é glicerina ?

Glicerina tem sido utilizada no cabelo desde a última parte do século 19. Pode ser derivada de vegetais ou gorduras animais e mesmo de petróleo. Glicerina vegetal , que é a indicada para os cabelos, é um líquido claro, incolor, inodoro e com um sabor incrivelmente dôce, têm a consistência de uma calda grossa. Ela é usada como um agente em cosméticos, cremes dentais, shampoos, sabonetes, produtos farmacêuticos e outros artigos domésticos. Porque é solúvel tanto em água como em álcool, sua versatilidade ajuda a explicar porque é um dos cosméticos mais populares ultilizados hoje. É um emoliente natural, que têm propriedades de amaciar e suavizar a pele e ajudar a epiderme na retenção de umidade.


Um dos papéis da glicerina o de agir como um umectante, umectantes são usados em produtos para atrair e reter a umidade, resultando em cabelos flexíveis e elásticos. Porque ela puxa a água do seu entorno, é um hidratante eficaz quando usado de forma diluída. É especialmente bom para os cabelos secos, crespos ou quebradiços. Além disso, é uma forma natural e simples para reduzir o frizz, mantendo o cacheado. Em relação ao cabelo crespo, a glicerina ajuda a incentivar a onda, fazendo com que ele fique mais solto.

Deve ser ultilizado com um produto ou por conta própria, diluído em água. Ele acrescentará umidade para ondas, resultando em uma maior flexibilidade e definição. Não deve ser usado sozinho, pois cria muita oleosidade, fazendo o cabelo parecer pesado e grudento. Algumas pessoas a misturam com água, óleos, suco de babosa e até mesmo com mel em um borrifador de cabelo caseiros.

Precauções

Porque a glicerina vegetal é extremamente eficaz na transferência de calor, os cuidados devem ser tomados ao usar um secador de cabelo, babyliss, chapinha ou qualquer tipo de calor. Nesses casos, glicerina vegetal pode ser aplicada em pequenas quantidades (diluída )e nunca sozinha. Cuidados também devem ser tomados quando se usa glicerina vegetal em climas secos, pois, nesse caso ela tira a umidade do cabelo e leva para o meio ambiente, ao invéz de tirar a umidade do meio ambiente e levar para o seu cabelo, causando um efeito de secagem. Nessa situação, pode ser usado em combinação com outros agentes hidratantes ou melhor, evitados.


Se você usa alguma coloração nos cabelos, é aconselhável que a glicerina seja aplicada após 48 horas, uma vez que, a coloração não pode se fixar até alguns dias após a coloração, a glicerina pode então desalojar partículas de cor, causando desbotamento.

Na verdade a glicerina é assim; se você usa muito, ela pode agir como um óleo, deixando seu cabelo muito pesado, mas por outro lado, se você usa muito pouco, você não vai obter o efeito desejado. Eu realmente recomendo usar isso no verão mais do que no inverno, e não recomendo o uso se você vive em uma área muito seca. E já deixo avisado que a glicerina não é um amigo de todo cabelo natural!!

Como se usar…

Você vai precisar de um borrifador de cabelos
75% de água filtrada
25% de glicerina vegetal
Uma colher de sopa de óleo de jojoba, ou qualquer óleo de sua preferência.

Borrife nios cabelos sempre que ele estiver seco, e para fazer seu s penteados!

Beijos!!!!