quarta-feira, 2 de março de 2011

Minha jornada capilar

       Eu fui abençoada com um tipo de cabelo que as pessoas chamam “sarará“, “pixaim“, ou cabelo crespo. Cabelo ruim eu não chamaria pois, além de não gostar do termo, ele nunca fez mal a ninguém. Nunca odiei meu cabelo, muito pelo contrário, sempre achei incrível a quantidade de estilos diferentes que poderia ser feito com ele.
       Cresci em uma cidade pequena no interior de São Paulo, onde na época as opções para se cuidar desse tipo de cabelo eram quase inexistentes, por isso minha mãe e avó costumavam conservá-lo em tranças ou fazendo chapinhas com pente quente (lembram?), aqueles pentes de ferro que tínhamos que esquentar no fogão... bons tempos...
       Quando entrei na adolescência resolvi aderir aos velhos e novos produtos químicos, como Jennifer Black Plus, Henê Pelúcia, Wellachic, permanente afro... e por aí vai. Apesar de todas essas alternativas para deixar o cabelo mais "maleável" ele nunca passou dos ombros porque nunca soube fazer a manutenção, usava sempre os métodos e utensílios errados, costumava molhar o cabelo e prendê-lo para trás com um elástico bem apertado em um rabo de cavalo, adivinha...? sempre acabava se quebrando bem no centro da cabeça e as pontas eram sempre sem vida, o que me obrigava a cortar o pouco que tinha crescido. Foi quando conheci as trancinhas jamaicanas, feitas com canecalon, dreadlooks, que eu tanto amava, descobri que podia ter vários estilos diferentes, do tamanho que eu bem desejasse e ainda me livraria do peso de tratá-los todos os dias, mas ainda assim, sentia uma vontade louca de cuidar do meu próprio cabelo, mas como fazê-lo sem usar nenhum tipo de química? Como? Se meu tipo de cabelo não cresce!! Bom, isso era o que eu pensava, achava que não tinha nascido geneticamente predisposta a ter um cabelo longo como muitas outras pessoas.
        Precisei atravessar o oceano para expandir minha cabeça e mudar minha mentalidade em relação ao meu cabelo. Conheci várias africanas e afro-americanas que passaram por processos semelhantes aos meus. Fiquei intrigada do quão longo eram seus cabelos e comecei a pesquisar mais sobre o assunto através de livros, lojas especializadas, salões, internet.., e cheguei a conclusão que meu cabelo pode ser longo também. Não pensei duas vezes, tirei minhas tranças, cortei as partes em que ainda haviam resquícios de processos químicos e cá estou eu, pronta para dividir com vocês minhas experiências. Sei que não vai ser nada fácil, mas se tem uma coisa que não vou dispensar é persistência!!!! Sejam todos muito bem vindos! Enjoy.

25 comentários:

  1. Amei a iniciativa!! Muita sorte nessa nova jornada! Estarei sempre por aqui acompanhando suas empreitadas e claro, pegando umas dicas né!! Grande beijo! Morrighan.

    ResponderExcluir
  2. I very proud of you!!!! I loved it!!!!

    Postei no face e agora vamos invadir sua praia!!!! hehehe.

    Bjocas e até...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amei TUDO ISSO!!! Saudades de vc, nega!!! Manda as atualizações no meu email???
    Beijos no seu coração.
    Marcela Barretta

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que show essa postagem!
    Meu caso é igual ao seu, só não adotei o natural ainda...kkkkk
    Mas pretendo!
    Beijos
    Vitória Ribeiro

    ResponderExcluir
  5. Nossa, adoreii!!
    O meu caso é igualzinho ao seu..!
    Beijoss

    Izabella Helena

    ResponderExcluir
  6. Poxa adorei a iniciativa, alem das palavras seguras e bem escritas. Eu tive o prazer em conhece-la, um pouquinho mentalmente e fisicamente, confesso que ver o seu blog foi mais um motivo para adimira-la. Posso dizer que vc é uma grande mulher por sua coragem, sua força e sua determinação. Essa é um pouquinho da Isa que tive a oportunidade de conhecer. Vai fundo o blog está the best!

    ResponderExcluir
  7. nossa, arraso no blogg queridaa, muito boa as dicas, mais poderia das dicas pra homens tambem neah? meu cabelo não é muito bommmmm, é meio crespo, e bastantee, faço tratamento quimicos e naum resolvemm muito bem, algum metodo extraordinário por ai?

    beijooss

    rtiagobatista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Querido Tiago,

    Bom tê-lo por aqui! Seja seu cabelo meio, inteiro ou totalmente crespo, com certeza vou ter respostas para você. Métodos extraordinários não existem, mas alguns produtos naturais, paciência e amor pelo seu cabelo certamente te trarão boas respostas. E é claro, continue aqui no Isafulô. Fique ligado nas atualizações do blog e nos videos que logo logo postarei, onde espero te ajudar ainda mais.
    Beijos,
    Isafulô

    ResponderExcluir
  9. Eu também estou a passar pelo mesmo processo que tu...graças a muitos vídeos que fui descobrindo no youtube percebi que usar o cabelo natural é uma vantagem a todos os níveis.
    Informação é poder. Eu no meu blogue também falo sobre cabelos crespos e sobre a minha jornada em busca do cabelo natural e saudável.Foi bom descobrir o teu blogue porque sei que o meu cabelo é do tipo 4A.hehehehehe
    Força Isafulô.Eu cortei uma boa parte do meu cabelo por isso difícil será desistir depois do sacrifico que fiz.

    ResponderExcluir
  10. Olá Lene,

    Que bom que descobriu meu blog! Espero muito que possa ser útil para você. É realmente muito bom ter o cabelo natural, a sensação de liberdade não tem preço, a cada dia que passa descubro mais e mais coisas novas que não tinha a menor idéia que seriam boas para meu cabelo, por isso resolvi montar esse blog, para que pessoas como você possam fazer uso dele além de trocar experiências e dicas... Bom, fique por aqui, estarei postando mais dicas e videos em breve, espero de coração poder te ajudar nessa sua jornada!!!!

    Um grande abraço,
    Isafulô

    ResponderExcluir
  11. oi Isa meu nome é Rose!!amei seus vídeos, vc está realmente de parabens, gostaria de saber onde vc comprou seus óleos vegetais e a manteiga de karité pura!? eu moro na Alemanha há 1 ano e nao consigo encontrar nadinha! ainda estou perdidinha aqui rsrsrssr!! desde já eu agradeco beijao!!

    ResponderExcluir
  12. oi isa estou na mesma luta com meu cabelo,no ano passado passei uma quimica e ele caiu todo nem precisei corta agora ele esta natural e curto mais eu quero usa ele mais descolado ,e vc estar mim ajudando .estou amando ele natural sem aqueles processos quimicos mim libertei .obrigada pelas dicas estou anciosa por mais videos seu ha mim ensina a fazer o leave-in .bjs america brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá América! que bom poder te ajudar, estarei de volta logo em breve com areceita do leave-in!! Super beijos

      Excluir
  13. Olá Isa. Gostaria de parabeniza-la pelo seu blog e especialmente pela sua iniciativa em partilhar suas descobertas tão preciosas conosco. Também estou nessa jornada a um ano, em deixar meu cabelo natural crescer. Também fiz parte dessa geração dos processos quimicos durante quase a vida toda, por que desde os 10anos que minha mãe já alisava meu cabelo. Confesso que nem sabia como era meu cabelo natural, estou surpresa como ele é muito melhor do que imaginei, e fica mil vezes mais bonito natural. Seu blog ajuda a mantermos determinadas nesse processo de descoberta e valorização pessoal. E principalmente a como cuidar deles! obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Olá Acharya!!! Que bom saber que vc gosta e aprecia o meu trabalho, que começou como uma brincadeira!É esse na realidade o meu intuito, ajudar muitas e muitas pessoas que sofrem com esse tipo de cabelo, e não tem muitas opcões para poder cuidar dele naturalmente. O segredo é ter paciência e persistência!!! Super beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá Isa,

    Descobri o seu blog hoje, vi seus vídeos e estou muito contente pois me identifiquei com a sua trajetória capilar. Uso alongamento à muitos anos (mais de 10) e estava procurando uma forma de ussumir meus cabelos sem química. Tenho certeza que as suas dicas vão me ajudar muito. Obrigada.
    Jerusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jerusa! Que bom que vc gostou dos vídeos, espero que as dicas te ajudem mesmo! super beiijos

      Excluir
  16. Vi seu vídeo no tiu tube...não temquímica nenhuma???Não imagino que meu cabelo seja capaz disso...parei de fazer progressiva há 3 meses,então imagina...meu cabelo está horrível e nem tenho vontade de sair,vivo com ele preso,pq a raíz está "gritando"...me dê uma dica,o que faço??Não quero usar química,quero assumir meu cabelo natural.Como lidar com essa transição??
    Bjks Daniele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele!!! Pois é o primeiro passo para se ter e cuidar de um cabelo sem química é aceitá-lo, porque se não fica realmente muito difícil, eu posso te ajudar de várias formas, dando dicas, falando isso e aquilo, mas aceitar que seu cabelo é crespo e que ele "grita" e que muito pelo contrário, ele não é horrível! Isso só vc pode fazer!!! Espero que vc possa mudar seus conceitos em relação a isso...Super beijos

      Excluir
  17. olá, Qrida.
    to te conhecendo agora e amando suas postagens.
    já usei muitas coisas no meu cabelo.
    A pouco tempo fui ao Beleza Natural mas depois de um tempo deixei de ir por motivos pessoais. Estava um pouco perdida, pois ñ tinha opções.
    agora to mudando a estratégia.
    to de twuist nesse esato momento e amanha vou tirar para receber os elogios.

    mas to com uma dúvida.
    andei vendo umas manteigas vegetais e me interesei pela de cacau, poem neste site dis que essa manteiga ñ é boa p o cabelo pois o deija oleoso.
    para um cabelo crespo é bom né???

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana!! que bom poder estar te ajudando, fico feliz que tenha gostado do blog! Quanto as manteigas, pode usar sem problema, São ótimas para cabelos crespos! Use no comprimento do seu cabelo e não na raíz, deixe ela livre para produzir óleos, evitar casp e seborréia...super beijo

      Excluir
  18. olá Isa!sou a Tatiana Nunes vivo em Angola e o destino colocou vc no meu caminho, por curiosidade encontrei seu blog e foi nesse momento k me impirei em usar o cabelo natural, pork eu usava mt aplicacoes e ele foi ficando fraco,no dia 8 de setembro farei 1 mês k cortei e com as suas dicas ele esta desenvolvendo lindamento... espero receber mas dicas....Uma duvida como faço para saber o grupo ou tipo do meu cabelo? e mts parabens pelo blogs

    ResponderExcluir
  19. Isa, me ajude por favor.

    Moro no interior, e tenho dificuldades de encontrar bons produtos, entao, resolvi fazer combinaçoes de produtos caseiros em casa mesmo. Mas não sei se o que tenho da pra fazer um levin e como vi que você faz seu produtos resolvi pedir ajuda.
    Tenho em casa:
    *colégeno, keratina
    *óleo de: rìcino, dendê, coco, oliva, girasol
    *leite de cabra, argila mineral
    *manteiga de: cupuaçu, karité
    *Maisena
    * Algumas vitaminas

    Tem como fazer um creme pra pentear com esses igredientes? Qual é o procedimento?
    Obs: Tenho 3 meses de transição.
    Ainda tem quimica nos fios.
    Meu cabelo é 4a :afro:

    ResponderExcluir
  20. Olá Fabiana!!! Fico super feliz que tenha me pedido ajuda, pode pedir "sempre que precisar" afinal eu adoro fazer minhas misturebas...então aí vão minhas dicas
    Queratina e colágeno, que são proteínas para reposição, reconstrução, podem ser usados 2x ao mês, misturadas a uma máscara ou puras, depende se vc tem elas líquida( queratina,ou colágeno) ou em pó(colágeno)aí tem que ser diluída!!
    oleos, já usei e uso muito, os de rícino, coco e oliva, dos outros não posso te falar. Mas vc pode misturar eles às suas máscaras de hidratação semanal juntamente com as vitaminas, pode usá-los(óleos) pra um tratamento pré shampoo
    Manteigas, pode derreter uma quantidade em banho maria, misturar com um dos seus óleos e deixar na geladeira para ser usado como leave-in. Ou simplesmente usar manteiga de Karité como leave-in, que é o que eu mais amo...quanto a argila mineral, acho eu que vc pode usar omo máscara( não tenho certeza). Mas dá pra cuidar facilmente dos cabelos só com os produtos que vc tem!!! Super beijos e a gente vai se falando...

    ResponderExcluir
  21. Amei a dica de usar o óleo misturado á manteiga de karité como levin. Vou fazer!
    Mas eu me refiria ou condicionador e ao levin q vc mesma usa, No video vc dise q os faz. Tenho vontade também de fazer os meus, pois encontrar alguma coisa liberada é dificil e tenho receio de usar um produto q dizer ser liberado e não é. Você pode me ensinar? Por favor. :(

    ResponderExcluir