segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

UM ANO NATURAL


Tenho recebido muitas perguntas sobre o meu cabelo, os produtos que uso, e como usá-los. Eu me lembro quando fiz minha escolha, há um ano atrás, de deixar meu cabelo natural e não conseguia descobrir quais produtos utilizar. A internet foi sem dúvida uma grande ajuda para mim, e continua sendo. Hoje, com tantos blogs sobre cabelos naturais, é difícil não encontrar aquilo que nos interessa, O Isafulô é um deles! Então, aqui estão minhas dicas.

Diferenciar

Diferenciar é fundamental quando se trata de usar produtos para esse tipo de cabelo. Produtos diferentes têm funções diferentes, assim você pode usar mais de um produto de uma só vez para atingir o seu objetivo. Óleos e condicionadores ( leave-in) são usados para reter a umidade e promover a suavidade. Manteigas são usadas para "selar" o cabelo e segurar a umidade. Géis e modeladores, obviamente, são usados para modelar o cabelo, mas também podem ser usados para definir o padrão de ondulação do seu cabelo. Muitos destes produtos podem, ainda, ser de multi uso também. Você pode encontrar um condicionador que funcione como leave-in e que também defina seus cachos, ou um gel hidratante.

Produtos favoritos

Água - O produto mais barato e natural, o mais importante que você pode usar. É grátis e é abundante (só não vale desperdiçar). A água é a sua primeira defesa contra o ressecamento. Cabelo seco = cabelo infeliz, e cabelo infeliz não cresce. Dica? Tenha um pequeno borrifador sempre à mão.

Óleos - Os óleos são grandes aliados para evitar o ressecamento, além de nutrir, condicionar, dar resistência e elasticidade ao cabelo, sem se esquecer de mencionar o brilho agradável. Porém, você vai usá-los com moderação, uma vez que, o uso em excesso pode acumular-se no couro cabeludo e causar coceira e irritação. Dica? O melhor momento para usar um óleo é logo depois que você lava o cabelo e esta prestes a aplicar um leave-in. Aqui estão alguns dos meus favoritos:

Óleo (azeite) de oliva extra virgem - Use este para nutrir, adicionar brilho, como misturas em máscaras caseiras ou qualquer coisa que você possa imaginar

Óleo de coco - O melhor amigo do cabelo crespo, especialmente indicado para fazer twist, tranças ou qualquer tipo de penteado

Óleo de jojoba - Ótimo para ser usado como leave-in pois é um óleo bem leve, além de hidratar o couro cabeludo

Óleo de semente de uva - Grande parceiro em tratamentos pré-shampoo

Óleo de mamona (ricino) - Nada melhor para evitar a formação de pontas duplas e prevenir danos

Condicionadores ( leave-in) - Leave-ins são ótimos para garantir que seu cabelo fique hidratado e macio. Eles podem variar de líquido a cremes espessos ou algo entre os dois. Dica? Os mais espessos são melhores para desembaraçar o cabelo, já os encontrados na forma líquida para refrescar penteados, ou assim como água, para umidificar e hidratar


Paull Mitchell (The conditioner) - Eu simplesmente amo!

Creme para Pentear Manteiga de Karité - linha Origem ( Nazca Cosméticos)

Corretive Leave-in - Dark & Lovely

 Manteigas - manteigas naturais são muito, muito boas para o cabelo crespo, uma vez que, eles fornecem nutrição e hidratação instantânea para mantê-lo saudáveis. Manteigas como a de karité, restaura o brilho e protege o cabelo enquanto minimiza a quebra.

Manteiga de Karité - Ela contém gorduras vegetais benéficas que promovem a regeneração celular e da circulação

Manteiga de cupuaçu - Ela contém ácidos graxos essenciais e fitoesteróis, e é muito hidratante para pele e cabelo

Manteiga de Tucumã - Outro excelente emoliente da nossa exuberante floresta tropical brasileira.

Manteiga de Murumuru - Cresce na área de Maranhão ao longo da Bacia Amazônica. A manteiga é rica em teor de óleo oléico e linoléico, que promove a nutrição e umidade para a pele e cabelo.

Géis e cremes modeladores - Ajudam a suavizar o cabelo para penteados e também a definir o padrão de ondulação do cabelo. Eles ajudam a alcançar os mesmos resultados, mas modeladores dão ao cabelo uma maior sensação de maciez. Dica? Comece com uma pequena quantidade, ou você acabará com caspa, como neve no seu cabelo e vai demorar uma eternidade para secar. E nunca, nunca utilize gel com álcool



EcoStyler gel - Existem diferentes versões. Todos eles são ótimos

Afro Stillus Permanent umidificador - Embeleze

Foaming Pommade - Paul Mitchell

Soft-n-Sheen Extra Dry - Pró-line



Não tenha medo de experimentar produtos diferentes até encontrar aqueles que o seu cabelo ama! A chave é ter paciência e ir adquirindo experiência. É tão fácil se tornar uma consumidora compulsiva de produtos, por isso não saia por aí comprando todos esses produtos de uma só vez. Faça sua pesquisa, encontre um produto que é projetado para atender as necessidades que você está procurando e que seja compatível com seu bolso!

Aquele abraço!

5 comentários:

  1. Oi, Isa!
    Que lindo o seu blog e a tua história!
    Te encontrei numa pesquisa através do google e cá estou, já me inscrevi no teu canal no youtube e adorei a dica de borrifar a glicerina com água, mas, tenho uma dúvida Glicerina Bidestilada Vegetal é o mesmo que Glicerina Vegetal? É que por aqui só encontro a Bidestilada.
    Parabéns pelo blog e pelas atitudes!

    ResponderExcluir
  2. ola, meu nome é daniela,adoro seus videos e estou passando pelo mesmo que vc passou, decidi a dois dias atras que vou usar meu cabelo natural,por varios motivos decidi isso,um deles é que meu cabelo tava caindo muito,e tambem porque eu percebi que negando meu cabelo natural eu estava tendo preconceito comigo mesmo,e eu sei que vai ser dificio pra mim porque eu tenho 14 anos e estou na 8ª serie e la na minha escola tem muito preconceito eu escuto varios tipos de chingamentos como pichaim e outras coisas.mais olhando seus videos e a sua historia eu encontrei vontade para comtinuar. obrigada do fundo do meu coração......................

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniela!!!que bom que você gosta dos vídeos, fico super feliz em poder te ajudar, e olha, eu também já tive 14 anos e já aguentei muita coisa na escola, demorei muito para assumir meu cabelo, até que finalmente entendi que é uma característica da minha raça, é claro que o preconceito existe, mas é só uma questão de você aceitar o cabelo que tem, e confie em mim, cuidando bem dele, ele vai crescer saudável e logo os outros entenderão que você não tem vergonha e nem se importa com as brincadeirinhas. Super beijo pra vc e boa sorte na sua jornada!

    ResponderExcluir
  4. Foi uma maravilha ter descoberto voce! Bjs
    Helena

    ResponderExcluir
  5. Oi Isa,

    Tudo bem? Porque você sumiu do blog.
    Senti falta de novas materias

    ResponderExcluir