segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ÓLEOS INDIANOS

Bem no início da minha jornada capilar, eu notei que não poderia ficar sem os óleos naturais, mas não sabia ao certo como usa-los. Comecei misturando o único óleo que tinha em casa (óleo de oliva extra virgem) as minhas máscaras de nutrição, o que deixava meu cabelo mais maleável, brilhante e muito bem hidratado. Mas mesmo assim eu achava que não era o suficiente pois meu cabelo é extremamente seco. E nessa minha andança pelo mundo, tive a alegria de conhecer algumas indianas que me introduziram ao mundo maravilhoso dos óleos e me ensinaram como deveriam ser usados, e finalmente descobri o porquê de cabelos tão longos, fortes e brilhantes

Na tradição indiana, o cabelo de uma mulher é considerada sua maior glória. O cabelo é associado com a força e beleza. É por isso que, de fato, não é intencionalmente cortado. Então, qual é o segredo para o cabelo bonito? A tradição antiquíssima de lubrificação. Ao contrário de nós ocidentais, onde usaríamos o óleo após o shampoo, na Índia, o uso do óleo sempre precede a lavagem. Muitas pessoas naturalmente associam a aplicação do óleo nos cabelos com o de ''deixa-lo gorduroso''. Nada poderia ser mais falso. Tratamentos de cabelo com óleo proporcionam condicionamento profundo e ajudam a limpar as partículas de poeira que causam caspas, irritações, infecções e até mesmo certos tipos de alopécia ou queda de cabelo. Além disso, a aplicação de óleo no couro cabeludo promove o relaxamento, um processo que em si é extremamente importante

Lista de óleos indianos

Óleo Bhringraj -
Bhringaraj, conhecido no ocidente como falsa margarida, é uma planta tropical muito utilizada na medicina Ayurveda e na medicina tradicional chinesa. Seu uso no tratamento de condições da perda de cabelo tem despertado interesse ocidental nos últimos anos e alguns testes clínicos promissores revelaram que ele pode ser uma opção séria para aqueles que procuram tratar a perda de cabelo.


Óleo Amla - Amla (groselha indiana) contêm uma mistura de óleos vegetais, essenciais para promover o crescimento capilar e sua hidratação. A aplicação regular pode auxiliar na redução de pontas duplas e da queda de cabelo. Ele foi um dos primeiros óleos ''desconhecidos" que eu usei, e não fico sem ele desde então.

Óleo Vatika  - Vatika óleo de coco é uma delicada mistura de óleo de coco puro com ervas especiais (henna, amla e limão) que em conjunto proporcionam brilho, força e nutrição para o cabelo. Eu acho o cheiro maravilhoso, mas há quem não suporte! esse aqui eu realmente recomendo!!!
Óleo Brahmi - Brahmi óleo (mais conhecida como Gotu Kola), é extraido de uma erva regererativa que tem sido usada por milhares de anos como um remédio. Também afirmam que o bom funcionamento do sistema nervoso é bastante reforçado pela erva. Quando usado com frequência combate a caspa, a queda de cabelos e previne a formação de pontas duplas.
 
 
 
                                        Óleo Shikakai - O enriquecido óleo contém extrato de Shikakai, que é conhecido por sua capacidade natural de limpeza desde os tempos antigos. Ele proteje cada fio, deixando-os macios e maleáveis, além de combater o acúmulo de sebo no couro cabeludo o que ajuda no crescimento capilar



Como condicionar seu cabelo com óleo

O processo não é muito difícil. Massageie uma pequena quantidade de óleo em seu couro cabeludo. No meu caso (que não tenho cabelo indiano!) faço partições, não só para os óleos indianos mas para todos os banhos de óleo e depois com as pontas dos dedos vou trazendo esse óleo do couro cabeludo até as pontas, mas você pode fazer isso com um pente se desejar. Feito isso, você pode enrolar um turbante feito com uma toalha quente para ajudar o óleo a penetrar em seu couro cabeludo e em cada fio de cabelo. Deixe o óleo agir, pelo menos, uma hora ou amarrar um lenço de cetim ou qualquer tecido fino e deixar durante toda a noite, (é o que eu faço um dia antes de cada lavagem). Lave o cabelo normalmente, certificando-se de que todo o óleo foi removido. Em seguida, admire seu cabelo super brilhante e cheio de saúde.

Onde encontrar? vocês podem comprar pelo site: http://www.amazon.com/, ou qualquer loja que venda artigos indianos!!!

Obs. algumas marcas contêm óleo mineral na composição, o que eu não recomendo de jeito nenhum! Então prestem atenção nos ingredientes.

 Isafulô

Obrigada a Vishuane e Emília que me ensinaram a tomar banho de óleo!

17 comentários:

  1. oi isa! que bom que voçê fez esta materia sobre os òleos indianos, cá em Angola, temos muitos desses óleos, agora vou testar depois te digo algo. bjs

    ResponderExcluir
  2. todos os oleos vc usa desse jeito, do couro pras pontas, e lava no dia seguinte?

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!! sim senhora, passo óleo antes de lavar, mas também misturo os óleos as minhas máscaras de hidratação...super beijos

      Excluir
  3. Oi Isa, ontem fui a cidade comprar os oleos indianos como vc indicou... mas todos tinha em sua composição oleo mineral.
    So o coconut enriched perfumed hair oil que não tem oleo mineral, nele tem oleo de ricio, vitamina E e oleo de coco e o perfume é uma delicia. Obrigada pelas dica. Um abraço Kedma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kedma, que bom saber que eu posso te ajudar até na hora das compras!! vou ver se acho esse óleozinho cheiroso!!!! super beijos

      Excluir
  4. Ola Isa, eu nem sei como dizer, vi todos os teus vídeos amei como fases as tuas receitas, como fazes os cabelos sempre tão original.Eu ando desesperada com o meu cabelo ele n é muito duro já mete o frisante mas não combina esta sempre partir já cortei já fiz tudo decidi deixar afro mas n sei o que fazer por isso peço a tua ajuda eu queria muito que o meu cabelo encaracolasse mas não sei como fazer pode me ajudar bjs muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadia! o segredo é fazer sempre uma boa hidratação, procure usar bons produtos, e bons produtos são aqueles que o seu cabelo gosta e precisa, e não o que todo mundo usa!! tente usar ativadores de cachos e cremes sem enxague...e lembre-se que cabelo crespo sem produto não funciona!!!! Super beijo

      Excluir
  5. oi isa esse oleo Amla pode ser usado em criancas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Eu creio que sim, só não utilizaria aqueles com óleo mineral, e tbém não usaria como leave-in, ou seja não deixe no cabelo! Use mais em máscaras de hidratação, ou antes da lavagem. O couro cabeludo de criança é bem mais sensível que o nosso, então procure não obstruir! super beijo

      Excluir
  6. oi Isa posso aplicar dois tipos de oleos no cabelo ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!!Pode sim, eu misturo um monte de óleos em um recipiente e vou usando eles ao longo do mês, coloco a mistura as minhas máscaras e uso a mesma pra fazer banho de óleo!! É tudo óleo mesmo!! Super beijo

      Excluir
  7. oi fui pa comprar oleo Amla mas contem oleo mineral e n comprei . que marca nao tem ? bgada Bjs.Iracema

    ResponderExcluir
  8. BOA NOITE! EU COMPRO ONDE Óleo Amla?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! eu acho mais fácil comprar em lojas virtuais, ou se vc conhecer alguma loja indiana com certeza vai encontrar...do contrário é um pouco difícil de encontrar!!! Super beijos

      Excluir
  9. onde poço comprar o oleo ou o pó de amla?
    sou de SP, pode ser loja virtual.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Pode sim flor!!! Eu acho que é até mais fácil de encontrar!! super beijos

    ResponderExcluir
  11. Acho que se voces procurarem no site do ebay voces podem encomendar direto da Ìndia.
    Boa sorte

    ResponderExcluir