sábado, 3 de março de 2012

MANTEIGAS BRASILEIRAS


O Cabelo crespo é altamente poroso e conta com o auxílio de manteigas e óleos para reter a umidade. No entanto, enquanto muitos produtos por aí podem hidratar o cabelo, são poucos os que reduzem os danos. Existe um universo de manteigas brasileiras exóticas, que são benéficas para o cabelo e pele, elas protegem, nutrem e proporcionam brilho. Segue abaixo uma lista de manteigas que vocês podem ou não ter ouvido falar, o bom de tudo é que elas são produzidas aqui no nosso quintal, e são tuuudo de bom!

Manteiga de Andiroba

Óleo de andiroba é processado a partir das nozes da árvore Carapa guianensis, encontrada na Amazônia e toma a consistência de uma manteiga a temperatura ambiente. Possui propriedade analgésica, anti-bacteriana e anti-inflamatória, sendo esta última atribuída à presença de um grupo de produtos químicos chamados limonoides, um dos quais é andirobin. Ela ajuda a promover a circulação e alivia a dor e inchaço. A manteiga é usada em muitas cidades brasileiras como um remédio tópico para aliviar irritações da pele, para ajudar a aliviar a artrite e reumatismo e para acelerar a cicatrização de feridas. É uma fonte de ácidos graxos essenciais, incluindo os ácidos oléico, palmítico, linoléico e de regeneração celular, o que ajuda a reduzir marcas de pigmentação. A manteiga de Andiroba é muito hidratante e condicionante para a pele e o cabelo.

Manteiga de Babaçu

A manteiga de babaçu é extraída da palmeira de babaçu localizada no Brasil. Ela tem grande capacidade de absorção pelo cabelo, e deixa um brilho agradável sem resíduo oleoso. Naturalmente rico em vitaminas A, D, E e F, bem como muitos outros nutrientes vitais que hidratam os cabelos, e proporcionam nutrição adequada. Ela revitaliza os cabelos secos e danificados, alivia a coceira no couro cabeludo, equilibra a produção de óleo natural, restaura e mantém a saúde do cabelo. Recomendado para todos os tipos de cabelos especialmente para cabelos secos.

Manteiga de Buriti

A manteiga de buriti é extraída dos Buritizais da Amazônia, conhecida como "Árvore da Vida". Sendo assim, qualquer fruto da "árvore da vida" naturalmente produziria o "néctar dos deuses", que é como os nativos chamam o produto. A manteiga de Buriti, é extremamente rica, cheia de ácidos graxos  insaturados e vitaminas, que são essenciais para a reconstrução de novas células da pele e para a saúde do couro cabeludo. Além disso é cheia de antioxidantes para ajudar a proteger contra os danos dos raios UVA causados pelo sol.

Manteiga de Cupuaçu

Manteiga de cupuaçu é extremamente benéfica para a pele e cabelos secos e danificados. Esta manteiga maravilhosa também promove profunda hidratação devido à sua alta capacidade de absorção de água resultantes de altos níveis de fitoesterol. Exerce ação anti-inflamatória, elimina radicais livres e também é útil no veículo de substâncias ativas que por si não podem penetrar facilmente na pele. É a resposta da floresta tropical a manteiga de karité.

Manteiga de Castanha do Pará

Tem um óleo rico em vitaminas A, B, C e E, além de proteínas e minerais como cálcio, ferro, zinco, sódio e potássio que são essenciais para a vitalidade da pele e cabelos. É rica também em substâncias antioxidantes, que agem na prevenção ao envelhecimento cutâneo. É ainda emoliente e nutritiva.

Manteiga de Maracujá

A manteiga de maracujá é rica em vitaminas A e C, cálcio, fósforo, potássio e ácidos gordos essenciais. Tem textura leve e não gordurosa. É usado para manter a saúde do cabelo e para condicionar o cabelo seco, quebradiço e danificado. Ele equilibra o óleo do couro cabeludo, estimula o crescimento saudável do cabelo, fortalece e dá um brilho natural a eles.
  

Manteiga de Murumuru

A manteiga de murumuru é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e anti-bactericida. Altamente hidratante e emoliente, forma Um filme protetor e previne o ressecamento da pele. Junto com suas propriedades emolientes, traz um brilho desejável para cabelos secos, danificados e sem vida.

Manteiga de Tucumã

Da família do murumuru, a manteiga de tucumã é mais suave e tem um perfume de caramelo e café. Tem elevados níveis de beta caroteno, é rica em vitaminas A, B e C, ácidos oleicos e aminoácidos. Ela serve como um excelente hidratante para a pele, tem uma grande absorção e propriedades suavizantes. É um condicionador ótimo para cabelo, protege contra os danos do sol e restaura o cabelo danificado. É Outro excelente emoliente da exuberante floresta tropical brasileira.

Onde encontrar

Isa!

2 comentários:

  1. Oi Rejane!!! eu uso a de cupuaçu, porque ela substitui a manteiga de karité quando quero dar uma "mudada", e sou apaixonada pela de castanha do Pará! super beijos

    ResponderExcluir