segunda-feira, 7 de março de 2011

Tipos de cabelo

       A classificação de cabelos é mais frequentemente usada por profissionais e consumidores experientes para auxiliar na seleção de produtos de cabelo. É um método baseado em características tais como densidade, espessura e grau de encaracolamento dos fios. Embora hajam diferentes sistemas, os mais usados hoje são os sistemas: Andre Walker, que divide os cabelos em 4 níveis baseando-se na definição de cachos; e o sistema de Lois, que é baseado em uma combinação do padrão de onda, com a espessura do fio, densidade do cabelo em geral e volume. Particularmente eu prefiro o método de Walker, mesmo sabendo que é bastante limitado. Saber qual o seu tipo de cabelo pode dar-lhe um ponto de referência para a discussão de técnicas de cuidado, penteados e produtos que sejam compatíveis com ele. Todos os sistemas de clasificação têm seus pontos fortes e fracos uma vez que, em uma mesma cabeça podem haver texturas e densidades diferentes, não é um sistema infalível. Se você tem múltiplas texturas, sua seleção de produtos deve ser baseada nas necessidades individuais do seu cabelo.

       O sistema Andre Walker divide o cabelo em 4 categorias: reto, ondulado, encaracolado e crespo. Dentro destes tipos, há 3 subcategorias. Detalhando:

Tipo 1: Lisos
       Cabelo liso é que reflete o maior brilho. É também o cabelo mais resistente de todos os tipos de cabelos. É de difícil dano e quase impossível obter ondas. Como o sebo (óleo natural produzido nas glândulas sebáceas do couro cabeludo) gentilmente percorre o seu caminho desde a raiz até as pontas, sem a interferência das ondas ou dobras, é a textura de cabelo mais oleosa de todas.

Tipo 2: Ondulados


        Cabelo ondulado tende a ser grosso, definido no padrão "S". Seu cabelo é ondulado ou tipo 2 se ele se curva em "S" mas é liso nas raizes, diferentemente dos cabelos encaracolados que são enrolados desde a raiz. Há três subtipos do tipo 2, o "A" de textura fina, "B" média e "C" grossa. O tipo 2A é muito fácil de manusear, fundindo-se em um estilo mais reto ou levemente encaracolado. Tipos 2B e 2C são um pouco mais resistente e tem uma tendência a frizz.

Tipo 3: Encaracolados


        No cabelo encaracolado o padrão "S" é muito mais nítido. É geralmente macio e em grandes quantidades. Uma vez que as camadas de cutícula não são tão fechadas é menos brilhante que os lisos ou ondulados. Se você é do tipo 3, seu cabelo é cheio, naturalmente modelado e facilmente alisado com um secador. Os cachos são bem definidos e elásticos.
        Existem três tipos de cabelo encaracolado. Tipo 3A com cahos largos e pouco volumosos. Tipo 3B, com um montante médio de cachos, variando entre mais abertos e mais fechados (saca-rolhas/mola) e tipo 3C que tem os cachos bem definidos/completamente encaracolados, mais cerrados.

Tipo 4: Crespos


        É um cabelo muito enrolado, geralmente é o menos maleável de todos os outros tipos, e muito, muito frágil, com fios bem compactados. Cabelo tipo 4 não terá tanto brilho, mas pode ser saudável e suave ao toque. Ele é um cabelo que encolhe, normalmente 75% do comprimento de seus cabelos será escondido por causa do seu encolhimento.
        É resistente e durável, mas as aparências podem enganar! Possui menos camadas de cutícula, o que significa que tem menos proteção natural contra os danos do pentear, escovar, secar e alisar. Quanto mais camadas de cutículas em um único fio de cabelo, mais proteção ele tem. Cada vez que você danifica seu cabelo uma camada de cutícula é rompida, roubando assim a umidade tão necessária e fazendo com que ele se quebre.
       Seus subtipos são 4A que é firmemente enrolado, com pequenos caracóis em forma de "S", o tipo 4B tem um padrão "Z", que é um padrão de onda menos definido (ao invés de cachear, ele se dobra em ângulo agudo como a letra "Z "/frizado), o tipo 4C tem o mesmo frizado só que muito menor.

       Se o seu cabelo foi alisado quimicamente você precisará de pelo menos um centímetro de um novo crescimento para saber qual a sua categoria.

13 comentários:

  1. Isa adorei seu blog , mto criativo e explicador rssrrs o meu cabelo é o 2c do ondulado, amei a explicação , descubri finalmente quem sou eu !!! bjaooo neguinha!! saudades

    ResponderExcluir
  2. Isaaaa,muitoo massa seu blog!
    Iper interessante!To adorando acompanhar!!!

    Beijos,Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi nêga!

    Que bom que você está gostando! Me ajuda a divulgar mandando emails pra quem você conhece e possa se interessar pelo conteúdo!
    Fica ligada nas dicas e logo em breve vou postar alguns videos! Além de ver minhas dicas ainda pode matar a saudade!

    Super beijo a todos!
    Isafulô

    ResponderExcluir
  4. Isaaaa marleyyyyyyy hehehe !!!
    adoreiiii !!!
    muitas saudadess viu !!!!
    bjsss !!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Blog Isadorinhaaa!
    adorei os videos tbém!
    saudadeee amore!
    bjs ;)

    ResponderExcluir
  6. oi comecei a ver seu blog e estou gostando, gostaria de saber se o cabelo tipo 4c pode chegar aficar mais enrolado assim tipo o seu e quais os cuidados devo tomar, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Oi Isa!!!

    Adorei!!!!

    Descobri que meu cabelo é tipo 3A/B. Estou amando o seu blog e você é muito graciosa e cativante. Tô indicando seu blog pra um monte de pessoas que tem o cabelo crespo e não conseguem cuidar como gostariam.
    Não desanime do blog não, ok?

    Beijão e obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  8. olá meu nome é Luciana pelo que vi dos tipos de cabelos o meu é 4A estou numa fase bem complicada porque sempre fiz relaxamento mais meu cabelo ficava muito ressecado por conta da química,mais faz 9 meses que eu não passo nada só lavo mesmo nem tinha ideia de como ele era bonito e com vida,numca o vi natural, mas nesse tempo que passou decidi não usar mais química, e ao ver seus videos me deram mais força nesse momento emu cabelo está numa terrível transição com 7 centímetros de raiz e o restante abaixo um pouco dos ombros alizados mis tenho fé q vou dar conta do recado. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá luciana!!!! Que bom ouvir seu depoimento, vc vai dar conta do recado sim senhora!!! Continue cuidando dele, faça hidratações semanais e se preciso, vá cortando as pontas de vez em quando... Espero poder te ajudar mais e mais!!!! Super beijos

      Excluir
    2. enfterezinha@hotmail.com,covido para fazer parte do meufaecbook,lendo suas materias mim apaixonei pelas dicas de cabelos afros,gostaria de saber como tansformar os mesmo em cachos.

      Excluir
  9. Minha mãe tem o cabelo 4 e está muito ressecado devido a tinturas. Sabe qual shampoo/condicionar ou tratamento indicado para ela?

    Obrigada e adorei i blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor!!! desculpe pela demora em responder, fala pra sua mãe tentar os produtos da Haskell!! Tem um de mandioca que é super hidratante, tanto o shampoo quanto o condicionador! tem também a linha Eco Therapy da Amend para cabelos coloridos, a linha toda é ótima e o shampoo não tem sulfato!!! espero poder te ajudar!!! Super beijos

      Excluir
  10. Isa eu estou amando o seu blog, como não entendo nada de computador ainda estou meio que apanhando pra ver todas as suas postagens mais adorei viu, e espero ter contato contigo e usar muito e muito as suas dicas. Achei com facilidade o shampoo sem sulfato mas os óleos indianos são uma raridade ainda estou correndo atrás deles. bjo bjo

    ResponderExcluir