quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Glicerina vegetal para cabelos


O que é glicerina ?

Glicerina tem sido utilizada no cabelo desde a última parte do século 19. Pode ser derivada de vegetais ou gorduras animais e mesmo de petróleo. Glicerina vegetal , que é a indicada para os cabelos, é um líquido claro, incolor, inodoro e com um sabor incrivelmente dôce, têm a consistência de uma calda grossa. Ela é usada como um agente em cosméticos, cremes dentais, shampoos, sabonetes, produtos farmacêuticos e outros artigos domésticos. Porque é solúvel tanto em água como em álcool, sua versatilidade ajuda a explicar porque é um dos cosméticos mais populares ultilizados hoje. É um emoliente natural, que têm propriedades de amaciar e suavizar a pele e ajudar a epiderme na retenção de umidade.


Um dos papéis da glicerina o de agir como um umectante, umectantes são usados em produtos para atrair e reter a umidade, resultando em cabelos flexíveis e elásticos. Porque ela puxa a água do seu entorno, é um hidratante eficaz quando usado de forma diluída. É especialmente bom para os cabelos secos, crespos ou quebradiços. Além disso, é uma forma natural e simples para reduzir o frizz, mantendo o cacheado. Em relação ao cabelo crespo, a glicerina ajuda a incentivar a onda, fazendo com que ele fique mais solto.

Deve ser ultilizado com um produto ou por conta própria, diluído em água. Ele acrescentará umidade para ondas, resultando em uma maior flexibilidade e definição. Não deve ser usado sozinho, pois cria muita oleosidade, fazendo o cabelo parecer pesado e grudento. Algumas pessoas a misturam com água, óleos, suco de babosa e até mesmo com mel em um borrifador de cabelo caseiros.

Precauções

Porque a glicerina vegetal é extremamente eficaz na transferência de calor, os cuidados devem ser tomados ao usar um secador de cabelo, babyliss, chapinha ou qualquer tipo de calor. Nesses casos, glicerina vegetal pode ser aplicada em pequenas quantidades (diluída )e nunca sozinha. Cuidados também devem ser tomados quando se usa glicerina vegetal em climas secos, pois, nesse caso ela tira a umidade do cabelo e leva para o meio ambiente, ao invéz de tirar a umidade do meio ambiente e levar para o seu cabelo, causando um efeito de secagem. Nessa situação, pode ser usado em combinação com outros agentes hidratantes ou melhor, evitados.


Se você usa alguma coloração nos cabelos, é aconselhável que a glicerina seja aplicada após 48 horas, uma vez que, a coloração não pode se fixar até alguns dias após a coloração, a glicerina pode então desalojar partículas de cor, causando desbotamento.

Na verdade a glicerina é assim; se você usa muito, ela pode agir como um óleo, deixando seu cabelo muito pesado, mas por outro lado, se você usa muito pouco, você não vai obter o efeito desejado. Eu realmente recomendo usar isso no verão mais do que no inverno, e não recomendo o uso se você vive em uma área muito seca. E já deixo avisado que a glicerina não é um amigo de todo cabelo natural!!

Como se usar…

Você vai precisar de um borrifador de cabelos
75% de água filtrada
25% de glicerina vegetal
Uma colher de sopa de óleo de jojoba, ou qualquer óleo de sua preferência.

Borrife nios cabelos sempre que ele estiver seco, e para fazer seu s penteados!

Beijos!!!!

19 comentários:

  1. olá Isa, amei seu blog e nao podia deixar de comentar.Ainda sofro com meus cabelos, sempre cairam com quimica,sao fracos sem vida, cheios de nós, eextremamente secos e praticamente sem cachos.Seu comprimento hoje, graças ao aplique de tranças, chega abaixo da orelha, mas depois de pentear e lavar ele parece ter 3 cm apenas, um horror!Sonho com um cabelo assim como o seu que é lindo, mas nao sei se ele irá atingir volume e comprimento como tal(affe!!).Resolvi agora que vou cuidar dele com mais carinho, a começar pela minha alimentação, pois tenho anemia.E é por isso também que gostaria de fazer um pedido a você, de falar sobre alimentação e cuidados com a saude de dentro para fora para a melhor saude dos cabelos crespos.pode ser?
    vc é linda.beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi Isa!

    Já fiz uso desta receita, realmente é ótima. Mas com o tempo meu cabelo foi ficando muito pesado, tive que dar um tempo. Mas vale a pena. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Isa, tudo bem?

    Você já testou o Gel de Linhaça?

    Eu testei e também gostei muito, acho interessante mostrar para os membros do blog.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa. Assumir os cabelos, o estilo e escolha é muito importante para não ser engolida pelos padrões e preconceitos dessa sociedade.

    Adorei as dicas!

    Tudo de bom!
    bons dias de luz!

    ResponderExcluir
  5. \OLA, descobri e esotu amando seus videos...
    e estou na mesma jornada...
    ....estou terminando de tirar a quimica...
    ...faz 10 meses que não relaxo...e tirando as pontas...
    ...Seus videos me incentivam, e estou hidrantando e fazendo as coisas como vc...e são ótimas dicas!
    ...continueee...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Olá Isa! meu nome é Rose e eu amo seus vídeos inclusive já provei e aprovei a receitinha do mel, realmente hidrata o cabelo!! gostaria de saber onde posso comprar os óleos e a manteiga de carité aqui na Europa!vc sabe algum site que eu possa comprar?? por favor me diz, tenho pouco tempo que moro aqui na Alemanha e estou perdidinha nao encontro nadinha!! vou deixar aqui mei e-mail, perolasant@hotmail.com!! eu agradeco desde já!! beijao!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Isa,
    Descobri seu blog no google rs...Sofro com meu cabelo desde que me entendo por gente. Ele agora está numa fase crítica: no meio das costas, com a raiz com uns 10 cm e o resto alisado. Seu blog está me dando alguma coragem para encarar o corte e os tratamentos todos...pena que aqui (estou em Brasília)alguns produtos que vc refere não existem...Mas vou ver as alternativas que existem, e topar o desafio em breve. Sorte e Sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Oi Pretinha, passeando de blog em blog achei o seu e amei.
    Já estou super seguindo viu, adorei saber da glicerina.
    Bjks e bom final de semana.

    pretinhadacor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Isa, acabo de descobrir seu blog e estou gostando muito! Assumi meu crespo há um ano, estou amando meu cabelo, e tenho as mesmas dificuldades que vc, pra encontrar produtos, pra saber como tratar dos cabelos etc. Parabéns pela sua iniciativa de mostrar os cuidados que vc tem com seus cabelos, precisamos mto dessas dicas.
    Um abraço,
    Marina

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Isa! Me chamo Andréa e mantenho o blog (que já virou site) Não Vivo sem Cosméticos há mais de 4 anos. Relaxo meus cabelos há 9 anos, sempre gostei, foi a única coisa que fez meu cabelos crescerem terem brilho e caimento. Mas hoje o efeito da química já não é o mesmo: é um mês de cabelo bonito e dois de martírio esperando a hora de relaxar de novo, mesmo com mta hidratação. Cansei também. Vou tentar o caminho de volta ao natural e postar fotos do processo... espero que aguente! Adorei tuas dicas e vou testá-las, apesar de que muitas eu já costumava usar (abacate, mel, óleo de oliva). Se quiser, dá uma visitada lá e tb citei seu blog no Facebook: https://www.facebook.com/NaoVivosemCosmeticos

    Vc já está no Brasil?

    Abs,
    Andréa da Luz - editora
    www.naovivosemcosmeticos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi isa! Estou amando o seu blog e aprendendo muito! Parabéns!

    Você falou que usa escova e pente de dentes largos para pentear seus cabelos. O meu cabelo não chega a ser crespo, mas eu tinha (agora não mais, é eu por mim mesma): um cabelereiro muito bom com alguns cursos no exterior sobre cabelos cacheados e crespos e ele que me falou (quase intimou hehe) sobre usar pente de madeira (com dentes largos, claro)porque tira a energia estática do cabelo e diminui o friz. Jamais desembaraçar com escova, sempre com pente de madeira de dentes largos para os cachos ficarem definidos e a energia estática ser quebrada. A escova ajuda a dar volume e machuca os cachos ou pelo menos não deixa o cabelo tão bonito quanto a madeira.

    Comigo realmente funciona. Não sei se com você os pentes de plástico e escova de cabelo são indiferentes, poderias dar uma comentada nisso por favor?

    Obrigada! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Amiga posso usar a glicerina na hidratação e qual a quantidade???
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Olá Isa!!!
    Vc pode me dá uma dica de onde posso encontrar esse tipo de glicerina? Em mercado se encontra? Vende como? Pote, litro, sei lá, é que não conheço, e quero experimentar. Desde já agradeço!

    Seu blog é super-hiper-mega legal!
    Amei! Amei! Amei! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorene,vc vai encontar a glicerina em qualquer farmácia, o preço varia de R$2 a R$5 reais, por 100ml ou 200ml depende! pode encontrar até em litros, depende do que vc quer!!Mas compre a glicerina vegetal 100%,ou 99%. Super beijos!!

      Excluir
  14. Olá Isa, parabens pelo seu Blog eu adoro!!!Moro na Suiça e suas dicas para mim são maravilhosas. Já comprei a manteiga de karite(fede muito) e alguns oleos, agora vou procurar os oleos Indianos. Obrigada por esse trabalho Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  15. Oi achei interessantíssimo o seu Blog esse post sobre a Glicerina bom eu também tenho um Blog que da dicas sopbre receitinhas caseiras para cuidar dos cabelos e gostaria q vc me seguisse ja te sigo bjus xau fica com Deus http://belezaviva-alessandra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá alessandra!!! que bom que está por aqui, seja bem vinda!!! pode deixar que vou me inscrever por lá...super beijos

      Excluir
  16. olá Isa!
    já tentei buscar essa glicerina vegetal só que, só encontro aquela feito de gordura de animaais na farmácia. sabe onde posso comprar ela?

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Nossa, eu só compro a glicerina vegetal na farmácia mesmo, tente procurar online!! Espero que vc encontre!!! super beijos

      Excluir