sexta-feira, 2 de março de 2012

MANTEIGA DE KARITÉ

A manteiga de karité é um condicionador natural. É produzida a partir da castanha da árvore Shea-Karité, que é uma árvore nativa encontrada nos trópicos da África Oriental e Ocidental. Tem sido utilizada há décadas, não só para o cabelo, mas também por suas qualidades terapêuticas. É rica em antioxidantes, minerais e vitaminas. É eficaz no tratamento de queimaduras e ferimentos, marcas cirúrgicas, dermatites e estrias. Karité significa "vida" e certamente rejuvenesce e restaura a vida do seu cabelo e pele.

Benefícios

Cura infecções do couro cabeludo bem como repara cabelos danificados sem brilho e cabelos quimicamente tratados.

Condiciona e suaviza o cabelo, deixando-o sedoso e suave, devido às grandes quantidades de ácidos graxos.

Protege o cabelo do frio do inverno e do sol escaldante do verão.

Estimula o crescimento do cabelo.

Pode ser usado para proteger o cabelo contra os efeitos prejudiciais de cloro, antes dos banhos de piscina.

Restaura a elasticidade e traz umidade para o cabelo.

Ajuda a domar o cabelo selvagem, indisciplinado e reduz o frizz.

É leve e suave o suficiente para usar em bebês. Tenha cuidado, porém se houver um histórico de alergias a castanhas.

Tipos de manteigas                                          

Existem dois tipos de manteiga, a refinada e a não refinada. A melhor maneira de usar manteiga de karité é em seu estado bruto, não refinada! Com todas as suas qualidades benéficas ainda intactas. Quando a manteiga de karité é refinada ou processada, é aquecida a temperaturas muito elevadas e tem suas propriedades alteradas.
Manteiga de karité não refinada pode ser comprada em blocos sólidos. Apesar de ser bastante sólida, a manteiga de karité prontamente derrete quando entra em contato com seu cabelo e pele. Tem um cheiro suave de nozes e algumas pessoas que podem não gostar do cheiro, podem optar por adicionar os óleos essenciais a ela.

Existem mil maneiras de se utilizar

Use como um leave-in para selar a umidade em seu cabelo depois de hidratação.

Massageie uma pequena quantidade no couro cabeludo para curar problemas como caspa, incentivar o crescimento. Massageie-o no couro cabeludo e deixe por um mínimo de 5 minutos antes de lavá-lo

Use como um tratamento de condicionamento profundo para reforçar e condicionar o cabelo. Derreta-o com um óleo como o óleo de abacate ou óleo de oliva e aplique no cabelo e couro cabeludo depois de shampoo. Enrole o cabelo com plástico, touca laminada ou enrole uma toalha quente sobre a cabeça. Deixe por cerca de meia hora. Enxágue bem depois.

Use para criar penteados, tranças, twists e assim por diante. Ela dá o controle, segura e deixa o cabelo suave.

Eu particularmente amo manteiga de karité e considero isso o melhor amigo do cabelo crespo! Se você tem os cabelos tipo 3 e 4 pode usar e abusar, mas aquelas que tem cabelos tipo 1 e 2 podem achar a manteiga de karité um pouco pesada para o cabelo, porém você pode dilui-la adicionando um óleo leve, como o azeite de oliva ou óleo de amêndoa.

Onde encontrar

Sites como Amazon.com, sabaoeglicerina.com.br
 

Beijos da Isa!

4 comentários:

  1. Não é que tô usando a manteiga de Karité a mais ou menos um mês e é nítido a melhora na hidratação das minhas madeixas...Uso uma colher junto com uma colher de oleo de coco e misturo no creme de hidratação....É maravilhoso.Bj

    ResponderExcluir
  2. Comprei as minhas manteigas no Sabão e Glicerina, mas elas não derretem assim tão facilmente não. Custumo levá-las ao banho maria com algum óleo vegetal para facilitar a aplicação. Tenho usado mais na umectação já que na hidratação elas custuman não se misturar ao creme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel!! nossa, não tive problemas quanto a isso não, eu já tinha comprado manteiga de karité da Africa e não notei nenhuma diferença quanto a qualidade, mas se souber de algum outro site em avise pra que eu possa comprar e comparar!beijos...ah!! quais foram as manteigas que você comprou? gostou do resultado??

      Excluir
  3. Oi Isa amei a receita de hidratação feita com abacate, mel, azeite, e oleo de coco fiz, usei e ficou muito bom. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir