quinta-feira, 5 de abril de 2012

POO OU NO POO EIS A QUESTÃO


O método no poo é uma técnica baseada no livro "Curly girl- A Celebration of Curls: Como cortá-los, cuidar deles, amá-los e libertá-los" de Lorraine Massey. O nome "no-poo", alude a não usar shampoos que contenham sulfato em sua fórmula, devido ao poder dos sulfatos em retirar os óleos naturais do cabelo, o que para cabelos crespos é extremamente prejudicial. Uma vez que você tira o sulfato de sua vida, pode dizer adeus ao frizz e pontas duplas e olá para cachos macios e saudáveis​​.

A primeira vista pode parecer meio nojento. Parar de usar shampoo? Será que meu cabelo não vai ficar gorduroso e fedorento? A verdade é que, quando se muda para o método no poo, pode haver um período de adaptação. O cabelo vai obviamente produzir mais sebo, já que não vai ser mais retirado do couro cabeludo em uma base diária por detergentes. Este período de transição pode durar de uma semana a dois meses e pode não ocorrer com algumas pessoas (como foi o meu caso!). Se o método no poo é feito corretamente, este aumento temporário na produção de sebo ira acabar depois que seu corpo perceber que não há necessidade de produzir sebo excessivamente, já que este não está sendo removido totalmente do cabelo.

A história do shampoo

A ideia "no poo" não é exatamente nova, é só olhar para a história e logo perceberá que antigamente as pessoas não usavam shampoo, na verdade eles praticamente não lavavam o cabelo. O xampu ou shampoo surgiu na Alemanha em 1890, onde até aquele período, as pessoas utilizavam os sabonetes para lavar os cabelos. Somente após a Primeira Guerra Mundial, o shampoo começou a ser comercializado em grande escala. Seu nome é proveniente de um modismo indiano presente na Inglaterra, pois “xampu” veio do hindu “champo”, que significa massagear. Contudo, os xampus eram muito parecidos, todos continham tensoativos, uma substância que altera a superfície de contato entre dois líquidos, provocando a limpeza do cabelo. A partir do século XX, diferentes tipos de shampoos foram elaborados para cada tipo de cabelo, e também para baratear o preço final do produto, a partir desse período começaram a produzir o shampoo através de produtos sintéticos. 

Como fazer

Se você optar por ir no poo, lave o cabelo com um shampoo de sulfato (pela última vez) antes de começar. Isto irá limpar o seu cabelo de qualquer silicone, óleo mineral ou parafina, ingredientes encontrados em alguns produtos que não são solúveis em água, e que de agora em diante terão que ser evitados.

Substitua seu shampoo

Shampoo sem sulfato: Você tem que lavar duas vezes! Sim, mas você só precisa de uma pequena quantidade para a primeira aplicação. Massageie o couro cabeludo, e não as pontas (e não se preocupe que não vai fazer muita espuma). Enxágue, em seguida aplique um pouco mais de shampoo, você pode usar uma quantidade maior desta vez. A segunda aplicação deve ser bem distribuída e muito bem massageada, deixando o couro cabeludo completamente limpo, como um shampoo normal (mas muito melhor).

Faça co wash: Lave o cabelo com condicionador. Comece molhando o cabelo no chuveiro. Distribua o condicionador no couro cabeludo inteiro e massageie com as pontas dos dedos (não as unhas). Esta ação de fricção e do atrito resultante vai soltar a sujidade, o resíduo de produtos que podem então ser lavados (Certifique-se de evitar silicones, óleos minerais e parafinas em seus produtos). Lave o couro cabeludo, ainda massageando com as pontas dos dedos. Você pode fazer co wash uma, duas ou até três vezes por semana, e fique atenta para a formação de resíduos! quanto menos consistente o condicionador, melhor o resultado do co wash, prefira aqueles mais aquosos, que são sempre os mais baratos.

Utilize água morna ou fria ao final do enxágue. Isto irá diminuir o frizz e adicionar brilho devido ao fechamento das cutículas.

Considere o uso de misturas caseiras

Mistura de bicarbonato de sódio como shampoo: antes de tomar banho, combine uma colher de sopa de bicarbonato com uma xícara de água morna(250ml) em uma garrafa de plástico e agite. Massageie no couro cabeludo e enxágüe bem. Use sempre a proporção: uma parte de bicarbonato para quatro partes de água.


Mistura de vinagre de maçã como condicionador: depois de lava os cabelos com a mistura de bicarbonato, combine uma colher de sopa de vinagre de maçã com uma xícara (250ml) de água em uma garrafa e agite. Massageie no couro cabeludo usando um pente de dentes largos, deixe agir por cinco minutos e enxágue.


Pontos negativos

Claro, só porque esse método funcionou tão bem para o meu tipo de cabelo, não significa que todo mundo vai obter os mesmos resultados. O cabelo de cada pessoa é diferente e cada cabelo responde de forma diferente ao regime. Os pontos negativos só dizem respeito ao começo, que muitas pessoas podem ou não enfrentar.

Você poderá notar um cabelo sem brilho e sem vida no começo, devidas as alterações. Mas isso pode ser resolvido com um bom condicionador.

Você poderá ainda ter problemas com caspa, devido ao aumento temporário na produção de sebo. O que pode ser resolvido com óleos essenciais misturados ao shampoo, como por exemplo o de melaleuca (tea tree) alecrim (altamente recomendado para que sofre com caspa e seborréia!) e capim-limão. Mas o problema com caspa tende a diminuir e muito conforme seu cabelo vai se acostumando com o método.

Mau cheiro. Isto não é tão comum como se poderia pensar, mas para alguns pode ser um problema. Certifique-se o cabelo é lavado corretamente, enxágue bem o cabelo para se livrar de qualquer possível resíduo e massageie muito bem. Eu nunca tive problemas quanto a isso, muito pelo contrário, meu cabelo sempre tem o cheiro de um bom condicionador, que é sempre o último produto que eu coloco no cabelo.

E lembre-se, se você aderir ao no poo, esteja ciente de que seu cabelo provavelmente vai passar por uma fase de transição, de duas ou mais semanas. Você vem usando shampoos com sulfato, que são diferentes daqueles que você vai estar usando agora e é preciso algum tempo até que seu cabelo, ou o corpo, se posso assim dizer, se acostume. Mas, se você passar por essa fase de transição, será recompensado com um cabelo muito mais macio e brilhante.

Cabelo logo após lavagem
Minha transição para o método no poo ocorreu de uma forma gradativa, como tinha muita dificuldade em encontrar shampoo sem sulfato, sempre diluía meu shampoo (com sulfato) com um pouco de água, mas quando encontrei meu primeiro sulphate free shampoo, nossa quase chorei! Às vezes quando viajo ou vou a algum lugar onde não exista shampoo sem sulfato, faço um co wash (uso condicionador) ou uso a misturinha de bicarbonato, mas shampoo convencional nunca mais! Hoje meu cabelo tem um brilho que ele nunca teve, e apesar de ser um cabelo ressecado por natureza, eu não tenho mais tantos problemas quanto a isso, principalmente com as pontas. E o melhor de tudo?! Ele cresce muito, mas muito mais depressa. Porém, é preciso que se deixe de usar produtos com silicones que não são solúveis em água, óleo mineral, sabe o “paraffinum liquidum” encontrado em vários produtos? Pois é, pelo simples fato de que, se você continuar utilizando esses produtos irá precisar de um shampoo que contenha sulfato para eliminá-los do cabelo, do contrário existe um sério risco de se desenvolver fungos e inflamações no couro cabeludo, o que pode não ser uma realidade em países mais frios, como na Europa por exemplo, mas em se tratando de Brasil, que é um país quente e úmido a proliferação de fungos pode existir sim, então fiquem atentas!
Produtos utilizados: Amend shampoo
Natura Ekos Andiroba condicionador
Sina brasil Amazonutry leave in

Beijos da Isa!

Ah! Uma listinha básica de produtos que podem ser usados, e além disso crie o hábito de ler os ingredientes dos produtos que você compra. Lista de produtos

24 comentários:

  1. IIIsaaa socooorro!!!!!!!!! Esse post me deixou com uma porção de dúvidas e eu to ficando desesperada kkkkkk (tá, exagerei '-') Mas assim, eu lavo meu cabelo duas vezes por semana, uma vez com shampoo normal diluido em água e na outra vez uso um shampoo anti resíduo. Se eu começar a usar shampoo sem sulfato, não vou poder usar o anti residuo? Eu utilizo produtos com silicone, parafina e outras coisas, vou ter que parar de usar? Aiii me ajuuda, que eu to ficando louca kkk nunca imaginei que cuidar do cabelo natural ia ser tão trabalhoso, mas to amando tudo isso :) e vc ta me ajudando mto, obrigada. Beijooo negaa sz

    ResponderExcluir
  2. Ai ai ai minha nêga!!!! shampoo anti resíduo, até onde eu sei, não é pra ser usado toda semana, ainda mais se vc tem cabelos que não são oleosos! Se o seu cabelo é crespo, uma vez por mês já seria o suficiente,se vc começar a usar um shampoo sem sulfato, tem sim que deixar de usar produtos com silicone, parafinas e com outras coisas do contrário vc mesma vai sentir seu cabelo "pesado" e cheio de resíduos. O sulfato no shampoo funciona como um detergente e se vc usa todos esse produtos precisará de um detergente para retira-los do cabelo, o shampoo sem sulfato é mais suave, não agride tanto o nosso cabelinho. E outra, quando vc parar de usar esses produtos vc nem vai precisar se preocupar com anti resíduos, pq na verdade eles não vão existir...;) Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noossa Isa, essa do anti resíduo toda semana eu não sabia :O acho que é por isso que meu cabelo ta cada vez mais sequinho, por mais que eu hidrate :( bom... eu vou tentar deixar esses produtos... na vdd to com medo kkk mas vou tentar e te falo o resultado ok?? Beijoo

      Excluir
  3. Olá Isa :) vi os seus vídeos no youtube e achei interessante. Mas eu tenho um problema, meu cabelo na raiz não é ruim, e não é muito seco, mas nas pontas é super seco.. Meu cabelo é uma verdadeira confusão. Têm partes que são suaves, e outras que é horrível. Eu fiz alisamento nele quando tinha uns 10 anos, e desde então que uso sempre, foi estragando muito o meu cabelo, e agora não sei o que fazer. Há quase 2 anos que não meto alisamento, porque quero que a minha raiz cresça, porque o meu cabelo não é crespo na raiz. Eu até estou a trança-lo para ver se fica melhor, quem me trança, a própria disse que o meu cabelo não é ruim.. Só que estragou muito.. Houve alturas que eu usava gel, punha tudo de mal no meu cabelo.. e ele tem muito volume, tou sempre com ele amarrado.. aff já não sei o que fazer.. alguma sugestão? ehehe obrigado :) e parabéns pelo blog ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ilovak! Que bom que vc gostou dos vídeos, fico muito feliz em poder te ajudar. pelo que vc me relatou, seu cabelo precisa de hidratações semanais, tente fazer banhos de óleo antes de lavar a cabeça, e dê atenção especial as pontas do seu cabelo, que é a parte mais ressecada. conforme seu cabelo vais ficando mais hidratado, ele fica mais definido e mais pesado e o volume vai diminuindo, espero que isso te ajude! Super beijos

      Excluir
  4. Isa,
    que matéria legal. Menina estou começando essa semana com o no poo. Por enquanto não vi novidade, mas também nada de ruim está acontecendo. Vou continuar com a técnica até aparecer os resultados. Cada vez vejo mais gente aderindo, então é porque vale a pena.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca!! eu na verdade não posso falar da experiência de outras pessoas em relação ao no poo. Mas no meu caso, foi a melhor coisa que aconteceu para o meu cabelo até agora! Eu stou natural a pouco mais de um ano, sem usar química sem nada, e o shampoo com sulfato é um fator que atrapalha tudo! Todo esforço pra manter meu cabelo hidratado ia embora com o uso do shampoo com sulfato, era como andar pra trás! Ai quando eu descobri o método e me acostumei com ele, comecei a entender tudo que meu cabelo precisava e o que ele não precisava mais, e agora ele me dá muito menos trabalho. Eu espero que vc tenha sorte com o método! Super beijo

      Excluir
    2. Oi Isa,
      passando para dizer que estou amando o no poo! Certo que, são poucos dias ainda, mas meu cabelo tá tão lindo e hidratado. Acho que shampoo com sulfato nunca mais! rsrs

      Beijos

      Excluir
  5. Ola querida, acabei de criar um blog para nós trocarmos ideias e truques a respeito dos nossos cachos, conto com sua presença.E já estou te seguindo.


    http://flordeporcelana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Flor!!! Que bom, mais uma pra trocar idéia! seja bem vinda, vou ficar de olho sim!!!! Super beijo

      Excluir
  6. Isa, adorei seu blog e vídeos, deixei váários comentários. O que acha de substituir o shampoo por sabão de coco? Já usei algumas vezes, meu cabelo ficou macio, mas ao mesmo tempo ressecado. O que me diz?
    Adorei, vou dizer adeus ao shampoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá lorena!!! Que bom que vc gostou, fico super feliz! Quanto ao sabão de coco eu não usaria, pois o sabão de coco foi produzido especificamente para limpeza pesada. É bom pra lavar roupas. Mas sabão nenhum se usa nos cabelos. O tipo de sabão mais indicado para a pele são aqueles dermatologicamente testados, pelo simples fato de que vc pode desenvolver alguma alergia e depois? Não tem nenhum direito de reclamar, pois no sabão não se especifica o uso na pele. super beijos

      Excluir
  7. Isaaaaa, deixei um recado no youtube, PRECISOOO DA RECEITA DO SEU LEAVE IN q eh vc mesma que faz!!!! Da pra nós por favoooor! Vc disse q ia ensinar nos vídeos, e n ensinou meninaaaa! rs
    Vc me deu uma luza no fim do tunel, eu n posso usar leave in nenhum pq tenho alergia a etda q tem em todos eles! pliiiis mostra pra miiiim ^^
    beijo, vc eh LINDA,seu cabelo mais ainda, o meu é somente cacheado, e bem largo ainda, por acaso! rs, mas tou amandoooo pq percebi q vc eh bem natureba nos produtinhos! to esperandooo hein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna!! Foi bom vc ter tocado no assunto, já faz um tempinho que eu não faço. De vez em quando quero experimentar outras coisas, mas no final das contas acabo voltando pra ele! Vou comprar minhas coisinhas e faço um tutorial! Super beijos

      Excluir
    2. que SUPER!!!!! aposto que ele vai fazer o maior sucesso entre as cacheadas! Estou esperando ansiosíssimaaaa!!! o/

      Excluir
  8. AMIGA PAREI DE ALISAR O CABELO, MAS A RAIZ ESTA HORRIVEL O QUE FACO?QUAL PETEADO ADEQUADO?BJOS EDVA

    ResponderExcluir
  9. Olá Edva!!! Como vc está no períoodo de transição, a melhor opção seria misturar o cabelo que está em crescimento com o cabelo ainda com química, para isso use o secador (não muito quente) e faça uma escovinha!E não esqueça de hidrata-lo, espero que isso te quebre o galho! super beijo

    ResponderExcluir
  10. Você está há quanto tempo usando o metodo no-poo? Eu entrei para esse metodo, só que aos poucos. Já tirei o shampoo de minha lista. Deus vídeos fazem falta, quando vai voltar? Responde em meu blogue que eu recebo as resposta.

    www.miscigenadamenteafro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vânia!! Pois é, estou "no poo" há 9 meses e te confesso que foi a melhor coisa que me aconteceu! Quanto aos vídeos pretendo voltar logo logo, por enquanto vou assistindo aos teus vídeos maravilhosos!! Super beijos etudo de bom

      Excluir
  11. Olá, só passei para dizer que gostaria de ver mais videos seus !!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor!!! Vc não sabe como é bom ouvir isso e o quanto eu estou triste de não poder estar fazendo os videos,infelizmente ando sem tempo nenhum! tive que dar prioridades para minha vida, mas espero voltar logo em breve com os vídeos e tudo mais, afinal eu me propus a fazer isso e vou continuar!!! Super beijos

      Excluir
  12. Olha Isa !!! Estou adorando suas dicas .. você poderia dar dicas também pra quem esta deixando a química de lado (como eu) Meu cabelo é como seu também ... estou cansada de sofrer com alisamento ..chega de sofrer ..

    ResponderExcluir
  13. Eu sabia que ce devia ser leonina!
    Trabalho na Fluency; vivem me falando do teu blog.
    Gostei muito, tenho cabelos crespos e descobri como cuidá-los com carinho. Valeu!

    ResponderExcluir