quarta-feira, 21 de março de 2012

Óleo Mineral...fique longe dele!

O óleo mineral é um subproduto da destilação do petróleo bruto para produzir gasolina e outros produtos feitos a partir do petróleo. Também conhecido como petróleo branco, o óleo mineral tem sido amplamente utilizado em produtos para cuidados da pele e em aplicações de maquinaria pesada. O óleo mineral é disponível em três graus e é refinado de acordo com a sua utilização. Como o óleo mineral é feito em grandes quantidades e está facilmente disponível, é geralmente mais barato e pode ser adquirido em drogarias.

A maioria dos produtos formulados para cabelos crespos, contêm ingredientes à base de petróleo. Estes têm sido historicamente usados para adicionar brilho, para fazer o cabelo parecer macio, "liso" e saudável. No entanto, a utilização de produtos à base de petróleo não é recomendada.


As moléculas do óleo mineral são muito maiores em comparação com outros óleos e, são capazes de manter a umidade do cabelo, reduzindo as lacunas que fariam com que essa umidade escapasse. Perfeito certo? Bem, não necessariamente. O filme que o óleo mineral cria no cabelo é oclusivo, o óleo mineral se acumula no couro cabeludo, que por sua vez, bloqueia os folículos pilosos, retardando o crescimento do cabelo. O óleo mineral não penetra no fio de cabelo. Ele apenas serve como uma "solução" temporária para fazer o cabelo parecer mais brilhante.


Para tornar tudo pior, o óleo mineral é também um hidrófobo, odeia água, de modo que, só pode ser removido com um surfactante e é ai que está o problema.


Se você usar o óleo mineral em seu cabelo, você terá que usar um shampoo com sulfato para se livrar dele. O problema é que, lavar o cabelo com o shampoo de sulfato significa que os óleos naturais do seu cabelo também vão embora e o objetivo de um cabelo seco é mantê-lo hidratado e não o contrário!


Sei que posso ser "crucificada" por este artigo, mas em todas as lojas que entro a maioria dos produtos contêm óleo mineral em sua composição e que por experiência própria (deixo bem claro!) não recomendo a ninguém que tenha cabelos crespos como os meus. Hoje em dia existem outras alternativas que podem substituir os óleos minerais, como os óleos vegetais, que para cabelos crespos ou não, são muito mais benéficos. Por isso, tenho a petulância de ler os ingredientes de todos os produtos, e se ele contém óleo mineral faço questão de coloca-lo de volta na prateleira!


Beijos da Isa!

3 comentários:

  1. Oi Isa,
    valeu pela dica...
    Agora vou me atentar aos ingredientes dos produtos que compro para o meu cabelo!
    Adorei.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ola Isa agradeço as informaçoes que vc tem passado no teu blog, olhando uns videos no Youtube, encontrei vc! Queria te fazer uma pergunta...Como vc faz para cuidar dos teus cabelos naturais vivendo no exterior no periodo frio? Eu nao posso deixa-los umidos pq fico resfriada e a minha unica soluçao è a prancha.Tambèm confesso q sou preguiçosa, perco mais tempo quando fico com eles naturais. Tenho o cabelo crespo tipo A, hidrato toda semana, uso oleos, yogurt, mel me divirto!Meu marido curte meus cabelos crespos è o oposto de mim q prefiro alisados. Nao q eu nao me aceite, eu gosto do meu cabelo, mas è pratico e rapido te-los pranchado.....Um abraço e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula!!! É, realmente cabelos alisados são muito mais práticos, mas aí vai da personalidade de cada um, eu por exemplo, não me sinto bem com cabelo pranchado, não consigo nem olhar no espelho, aí enfio a cabeça na água o mais rápido possível e ufa, que alívio!! Cabelo crespo dá trabalho sim, e muuuuito!!!Por isso não basta só querer ter um cabelo natural, é preciso amar! O que acontece é meio que uma mudança no seu estilo de vida, porque vc tem que se dedicar a ele! No exterior é bem mais fácil ter cabelos crespos pq vc consegue encontrar produtos mais específicos e de excelente qualidade, mas na maioria dos dias eu mantinha meus cabelos em um estilo protetor, fazia hidratações, colocava ele no twist e deixava ele quietinho ou em um penteado legal, abusava de gorros, toucas...não costumava deixar ele solto não, a não ser que e tivesse um lugar pra ir, aí sim eu o soltava. Usava secador no modo mais morno possível pra secar, pq tbém tinha o problema do frio!! bom, acho que é isso...ficava com ele protegido a maior parte do tempo!! qquer coisa tô sempre por aqui...é só me escrever ta flor!!! Super beijo

    ResponderExcluir